CHOCOLATE: o bem e o mal

conheça os dois lados do doce mais consumido pelos brasileiros segundo o IBOPE


Karine Figueiredo e
Stephanie Zanandrais


Chocolate preto ou branco, em pó ou em barra, amargo e meio amargo. Chocolate com avelã, com morango ou uva passas. Não importa qual tipo, o chocolate é um dos doces mais consumidos pelo brasileiro, segundo o IBOPE de 2008.
Os dados da pesquisa revelam que 67% dos brasileiros afirmam consumir habitualmente vários tipos de chocolate, e em média são consumidas 10 unidades por semana.
Nas casas, restaurantes e padarias, o chocolate, também, é encontrado em bolos, tortas, fondues, caldas, biscoitos e muitos mais. Mas, você já pensou que ele envolve dúvidas e mitos? E que o consumo não pode ser exagerado?
A nutricionista Mariana Braga, do Instituto Nutrício, de Belo Horizonte, explica que o chocolate auxilia na prevenção do câncer e ainda no envelhecimento precoce. ‘’O chocolate, principalmente o amargo, é rico em antioxidantes, substâncias que sãocapazes de diminuir os danos causados pelos radicais livres’’, acrescenta.
Mas, por outro lado, a especialista explica que o consumo não deve ser exagerado. ‘’Por ser rico em cafeína não deve ter o consumo exagerado, especialmente para quem tem refluxo e gastrite. “Esse doce também é um alimento muito calórico, deve ter consumo moderado em pessoas com excesso de peso”. A estudante Estela Santiago, de 21 anos, gosta das trufas de maracujá, ela afirma que o chocolate traz uma sensação de prazer. Mas a preocupação de Estela é o que preocupa muitas mulheres. “Além de ter muita gordura um chocolate comum tem, em média, 130 calorias, o que equivale se eu tivesse comendo um sanduíche, que sustenta muito mais’’, relata. A nutricionista Mariana ainda acredita que não existe uma explicação definida que comprove que as mulheres comem mais chocolate do que os homens. “Tal fato pode ser explicado devido às oscilações hormonais que ocorrem nas mulheres”, afirma a especialista.
Para o cinegrafista Alessandro Meneses, 21, o fato da mulher ou o homem comer mais chocolate está ligado às fases da vida, “se você está alegre tende a comer mais”, conta. Fernando Sobroza é proprietário de três lojas da Cacau Show em Belo Horizonte. ‘’Cerca de 70% dos nossos clientes são mulheres. Os outros 30% são homens, que eu acredito que compram para as mulheres. Parece que o organismo feminino é mais suscetível ao chocolate. ’’ Fernando ainda explica que uma loja vende, em média, 700 quilos de chocolate por mês, o que equivale a cerca de 40 mil reais.
Além disso, “o chocolate está presente em todas as festas que o Buffet Sonho de Criança organiza”, afirma Clara Capanema, doceira e organizadora do Buffet em Belo Horizonte. Segundo ela, em todas as festas o brigadeiro é o principal docinho da mesa “geralmente os clientes optam pelo chocolate ao leite. O branco não tem tanta aceitação quanto”.
Em média, são feitos 150 brigadeiros por festa. “o dobro da produção de doces que não levam o chocolate”, afirma Clara.

Chocolate diet e light



Uma questão que provoca muitas dúvidas nos consumidores é a respeito do chocolate light e diet. A especialista Mariana Braga afirma que o tipo light costuma ser menos calórico, porque há uma redução de gordura. ‘’Já o chocolate diet foi criado para o diabético, por isso é isento de açúcar’’.
Mas em compensação, Mariana alerta pelo fato de algumas marcas conterem maior quantidade de gordura, o que pode fazer com que o valor calórico do produto fique mais alto. Estela acredita que mesmo o chocolate diet tendo menos calorias, não deve ser consumido constantemente. ‘’Não é porque o tipo diet tem menos calorias que o comum que se deve comer sempre. Sempre controlo o consumo, porque são calorias significativas. ’’

O vício pelo chocolate


Os chamados ‘’chocólatras’’ se dizem viciados no doce. Mas, será que realmente ele é viciante? Uma reportagem publicada na revista Istoé, em 1996, relata bem o se o chocolate pode ser um mal ou não. A revista mostrou que segundo pesquisadores do Instituto de Neurociências de San Diego, nos Estados Unidos, o chocolate contém um tipo de lipídio (gordura) chamado anandamina, que causaria em seus apreciadores o mesmo efeito das substâncias presentes na maconha. "O chocolate é mais que um alimento, mas menos que uma droga", explicou o pesquisador Danielle Piomelli.
‘’Quando estou de TPM e muito ansiosa, logo como um chocolate que eu fico melhor’’. Essas foram as palavras da estudante Estela Santiago a respeito se o chocolate controla a ansiedade. A nutricionista Mariana Braga ressalta que o chocolate estimula a liberação hipotalâmica da serotonina, hormônio que alivia a ansiedade e a depressão da TPM. Mas outras reações já apareceram ao se ingerir um chocolate, como é o caso das alergias. ‘’Alguns alimentos são popularmente conhecidos como ‘quentes’ por serem ricos em substânciascomo cafeína e outros agentes, como é o caso do chocolate. Algumas pessoas têm certa intolerância, podendo ter urticárias como consumo elevado. ‘’

O chocolate e a acne

Um tema bastante complexo e muito discutido é se o chocolate causa acne. Alguns estudos novos demonstraram que, de certa forma o chocolate está envolvido com a acne realmente. ‘’Por ser um alimento rico em gordura, o chocolate consumido em excesso pode ocasionar o problema das acnes’’, acrescenta Mariana.

O poder afrodisíaco do chocolate
A cantora Flávia Silvestre, de 29 anos, está noiva. Segundo ela, quase todos os dias o noivo a presenteia com um chocolate. “É muito romântico, eu amo ganhar”.
A nutricionista Mariana explica que quando uma pessoa sente-se apaixonada, há a liberação de hormônios. ‘’O chocolate estimula a liberação da feniletilamina, substância que tem sido associada há algum tempo ao sentir-se apaixonado. ’’
Sabendo disso, no último dia dos namorados a Cacau Show lançou um Kit afrodisíaco, que claro, leva o chocolate em sua composição. O kit Choco Terapia é composto de um tubo de creme de chocolate nos sabores menta ou pimenta, “um delicioso Creme de Chocolate feito exclusivamente para massagear e saborear”, afirma assessoria em nota.
Segundo Fernando Sobroza, proprietário de três lojas em Belo Horizonte, o produto é um sucesso de vendas.
créditos das fotos: Karine Figueiredo e Cacau Show