por Stephanie Zanandrais
O pão surgiu com a descoberta dos grãos e do fermento pelos egípcios. Sempre esteve ligado à vida do homem tanto na culinária quanto na política, religião, arte e na cultura. “O pão foi criado na mesopotâmia a partir do cultivo do trigo há 6 mil anos. Como a agricultura surgiu na mesopotâmia, os historiadores acreditam que os primeiros pães foram produzidos por esta civilização”, explica a professora de história Raquel Peres.
Acompanhando os processos de industrialização na humanidade, o pão foi aperfeiçoado ao longo do tempo. “A receita do pão evoluiu no sentido de tornar o processo mais rápido. Técnicas de amassamento, processamento de ingredientes e evolução de equipamentos transformaram a panificação de antiga e artesanal para industrial”, afirma o Chef, Luiz Alberto Abrantes da confeitaria e delicatessen, Talho Capixaba.
As técnicas foram sendo inovadas com o surgimento de máquinas confeiteiras e novos condimentos foram aderidos na produção da massa e do recheio. Segundo Ricardo Jucá, gerente de Marketing da J.Macêdo, empresa atuante no segmento de farinhas de trigo e responsável pela marca Dona Benta, a mistura para pão caseiro é um produto desenvolvido para auxiliar as donas de casa no preparo de pão com praticidade e sem perder o gosto de receita feita em casa. “Para prepará-lo, basta acrescentar água e fermento biológico seco à sua formulação e levar ao forno. O resultado é um pão fofinho e muito saboroso”, afirma o gerente.
As evoluções aconteceram tanto no processo de produção quanto nos condimentos utilizados como o fermento, que antes era natural e hoje pode ser comprado em tabletes ou em pó. “Hoje os pães são feitos à base de chá, ervas, e uma infinidade de grãos e farinhas, inclusive farinhas sem glúten”, conta o Chef Luiz Alberto.
A delicatessen Talho Capixaba apresenta uma variedade de pães desde o tradicional francês até os elaborados com massa folhada, de recheios doces e salgados. Segundo Luiz Alberto, os Pães gourmet são aqueles elaborados a partir de um processo especial que reúne a alta qualidade dos ingredientes, além da fermentação ideal, e um bom forneiro.
Conheça as variedade da Talho Capixaba, acesse: http://www.talhocapixaba.com.br/
matéria veiculada pela revista gourmet virtual de autoria minha.