O pão nosso de cada dia

Ele é o companheiro de cada cafezinho servido na mesa do brasileiro

por Stephanie Zanandrais


“Vocês já ouviram o pão cantar? O canto do pão acontece no momento mágico e único em que ele sai do forno. A casca dourada e pelando de quente parece querer estourar de tão esticada. Ela se dilata, crepita e, em alguns segundos, se estilhaça toda, como se fosse de cristal”, trecho do livro Padaria em Casa, Oliver Anquier, editora Caras.
O pão surgiu com a descoberta dos grãos e do fermento pelos egípcios. Sempre esteve ligado à vida do homem tanto na culinária quanto na política, religião, arte e na cultura. “O pão foi criado na mesopotâmia a partir do cultivo do trigo há 6 mil anos. Como a agricultura surgiu na mesopotâmia, os historiadores acreditam que os primeiros pães foram produzidos por esta civilização”, explica a professora de história Raquel Peres.
Acompanhando os processos de industrialização na humanidade, o pão foi aperfeiçoado ao longo do tempo. “A receita do pão evoluiu no sentido de tornar o processo mais rápido. Técnicas de amassamento, processamento de ingredientes e evolução de equipamentos transformaram a panificação de antiga e artesanal para industrial”, afirma o Chef, Luiz Alberto Abrantes da confeitaria e delicatessen, Talho Capixaba.
As técnicas foram sendo inovadas com o surgimento de máquinas confeiteiras e novos condimentos foram aderidos na produção da massa e do recheio. Segundo Ricardo Jucá, gerente de Marketing da J.Macêdo, empresa atuante no segmento de farinhas de trigo e responsável pela marca Dona Benta, a mistura para pão caseiro é um produto desenvolvido para auxiliar as donas de casa no preparo de pão com praticidade e sem perder o gosto de receita feita em casa. “Para prepará-lo, basta acrescentar água e fermento biológico seco à sua formulação e levar ao forno. O resultado é um pão fofinho e muito saboroso”, afirma o gerente.
As evoluções aconteceram tanto no processo de produção quanto nos condimentos utilizados como o fermento, que antes era natural e hoje pode ser comprado em tabletes ou em pó. “Hoje os pães são feitos à base de chá, ervas, e uma infinidade de grãos e farinhas, inclusive farinhas sem glúten”, conta o Chef Luiz Alberto.
A delicatessen Talho Capixaba apresenta uma variedade de pães desde o tradicional francês até os elaborados com massa folhada, de recheios doces e salgados. Segundo Luiz Alberto, os Pães gourmet são aqueles elaborados a partir de um processo especial que reúne a alta qualidade dos ingredientes, além da fermentação ideal, e um bom forneiro.
Conheça as variedade da Talho Capixaba, acesse: http://www.talhocapixaba.com.br/
matéria veiculada pela revista gourmet virtual de autoria minha.