Saúde em informação

Confira uma entrevista que fiz com a nutricionista Cristiane de Fátima da Silva sobre a importância de certas combinações alimentares especialmente o arroz e o feijão.

Qual a importância das combinações alimentares e o que você pensa delas?

A alimentação é um componente fundamental para ter uma boa qualidade de vida. Todos precisamos nos alimentar e isso deve ser feito de uma maneira balanceada e diversificada. A possibilidade de obter os nutrientes de que o organismo necessita depende da quantidade e da diversidade dos alimentos ingeridos. As combinações alimentares são muito importantes para se obter todos os nutrientes essenciais para o perfeito desenvolvimento e manutenção da saúde. A melhor forma de se obter os nutrientes em quantidades adequadas é seguir os princípios da pirâmide alimentar a qual é constituída por 4 grupos divididos em:

Energéticos (também chamados de carboidratos complexos): é responsável pela energia e força para realização das atividades do dia-a-dia como estudar, trabalhar, andar, etc. Fontes: arroz, batata, macarrão, pão, biscoito salgado, farinhas, mandioca.
Reguladores: são eles que ajudam o corpo a funcionar como um relógio, ou seja, “regulam” ou controlam tudo o que acontece no organismo (reações). Fazem parte deste grupo: frutas, verduras, legumes. São fontes de vitaminas, sais minerais e fibras.
Construtores: compreende o grupo das proteínas. Os quais são importantes para o crescimento, construção dos ossos e músculos. Fontes: carnes, ovos, leite, feijão, ervilha, etc.
Energéticos extras: compreende a gordura e os açúcares. Só fornecem calorias vazias, ou seja, não tem nenhum outro nutriente. São eles que fazem ficar gordinhos e pouco saudável. Fontes: refrigerante, doces, chocolate, margarina, manteiga, óleo, sorvete, etc.

O consumo na quantidade adequada de cada grupo vai propiciar a aquisição da quantidade de nutrientes necessários por dia, atendendo as recomendações da RDA (Ingestão dietética recomendada). Uma das principais combinações existentes em nosso país que apresenta perfeito equilíbrio e que colabora para obtenção da ingestão adequada de proteínas é o ARROZ COM FEIJÃO.

Qual o valor nutricional da dupla arroz e feijão?

O arroz possui vários benefícios, pois é rico em vitaminas do complexo B, proteínas e ferro; é um alimento rico em amido, fornecendo energia e contribuindo para a absorção de proteína. O feijão, por sua vez, contém mais proteína do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.
Em decorrência das características demonstradas, a combinação do feijão com arroz é perfeita, pois ambos fornecem os aminoácidos (são pedacinhos de proteína) que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). E tudo isso porque os aminoácidos deficientes no feijão são justamente os que estão presentes no arroz. O arroz é pobre em aminoácido lisina, presente no feijão. Este por sua vez, não apresenta o aminoácido essencial metionina, abundante no arroz, daí a importância nutricional na formação protéica desta combinação tipicamente brasileira: 'arroz com feijão'. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 3 porções de arroz para 1 porção de feijão.

Mito ou verdade? Ingerir líquido durante as refeições faz mal? por que?
Queria muito falar sobre a afirmação de que "beber líquido durante as refeições engorda e aumenta a barriga". É verdade?


È comum ouvir dizer que não se deve beber água, suco, refrigerante ou outro líquido qualquer durante as refeições porque faz mal, engorda, aumenta a barriga, mas será que é verdade? Não pode mesmo? Qual a explicação para isso?

Ainda não existe consenso entre os especialistas sobre este tema, o recomendado é ingerir no máximo um copo de 200 ml. Há aqueles que condenam terminantemente a associação de bebida com comida, enquanto outros optam pelo equilíbrio.
O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.
Uma quantidade de liquido com ou sem gás, superior a 200 ml durante as refeições pode atrapalhar a digestão, pois as enzimas e o suco gástrico são diluídos, comprometendo o processo digestivo e pode ocasionar indigestão, gases e flatulências, além de sono e peso no estômago. Isto porque "Com dificuldade de digerir os alimentos, o organismo foca o seu fluxo sangüíneo em maior quantidade para a região comprometida, gerando a diminuição do oxigênio cerebral por diminuição da irrigação e provocando sonolência".

O excesso de líquido também poderá diminuir a absorção de alguns nutrientes, pois os alimentos passam mais rapidamente pelo intestino, local onde ocorre a absorção.

Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar (distender) o estômago, provocando uma sensação de "inchaço abdominal", o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga. Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

Porém, há outros estudos que mostram o contrário: tendo parte do espaço do estômago ocupado pelo líquido, a pessoa comeria menos e em pouco tempo voltaria a ter fome. "O estômago enche, mas ficam faltando os “carboidratos”, as proteínas e os lipídeos, que saciam a fome e nutrem o organismo".

Enquanto não se chega a um acordo sobre o tema, o melhor é evitar ingerir grandes quantidades de líquido durante o almoço, o jantar ou os lanches. "O mais adequado é se hidratar durante todo o dia, bebendo muita água e sucos naturais, preferencialmente sem açúcar".
A entrevista serviu de base para a produção de uma matéria sobre "Combinações Alimentares" para a Revista Gourmet Virtual.