Em jornalismo, o CINEMA

À seguir, leia um pouco sobre o filme "Love Story" da década de 1970, breve resumo do trabalho final para a conclusão da matéria "Fundamentos de Cinema".

Título, Cartaz, material promocional

O filme Love Story -
Uma História de Amor 1970, apresenta um título que entrega à pessoa o principal do filme, o romance. Tradução literal, o título em português vem escrito na capa de um livro desenhado no cartaz. As letras são coloridas, verde e vermelho, e foram escritas em caixa alta.
A idéia do cartaz foi criativa, uma vez que utiliza de uma ilustração no título que já dá pistas à pessoa sobre o que será o filme, além de reafirmar o título. A foto do casal também afirma o título, pois, está escurecida e em preto e branco. Localizada no canto esquerdo do cartaz, a foto do casal está em plano americano, da cintura para cima. As cores do filme não comprovam a afirmação de Y. Baticle na qual diz que o drama teria o rosa e o púrpura como cores predominantes.
No canto da direita, a tag-line: “love means never loving to say you´re sorry – amar significa nunca ter que pedir desculpas”, acrescenta ao cartaz o que está por vir no filme. A tag-line é uma frase dita por Jenny quando seu marido Oliver a magoa, e mais ao final do filme ele repete para seu pai que na o se relacionava bem com o filho e a nora. Todo o conteúdo: foto, título, desenho, e cor, conferem ao cartaz a alma do filme, uma história de amor triste na qual o final será mais emocionante ainda.
Além das premiações e curiosidades. Premiações: Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ter sido indicado em outras 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Ryan O'Neal), Melhor Atriz (Ali MacGraw), Melhor Ator Coadjuvante (John Marley) e Melhor Roteiro Original. Ganhou 5 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Atriz - Drama (Ali MacGraw), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.
Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama (Ryan O'Neal) e Melhor Ator Coadjuvante (JohnMarley).
Curiosidades: O autor Erich Segal baseou o personagem Oliver no ator Tommy Lee Jones e no político Al Gore. O ator Tommy Lee Jones aparece nos créditos como Tom Lee Jones. Seguido por A História de Oliver (1978).

Categorias e gêneros

O filme Love Story - Uma História de Amor 1970, é um Romance, Super Clássico. Na categoria ficção o filme entra no subgênero Drama sentimental ao contar a história de Oliver Barrett IV (Ryan O'Neal), um estudante de Direito de Harvard, que conhece Jenny Cavilleri (Ali MacGraw), uma estudante de música de Radcliffe. Na história os dois se envolvem e em seguida decidem se casar. No entanto, Oliver Barrett III (Ray Milland), o pai do jovem, que é um multimilionário, não aceita a união e deserda o filho. Tempos depois, já casados, Jenny não consegue engravidar e, ao fazer alguns exames descobre que ela está muito doente.
O filme respeita a linha designada de romance dramático. As falas e as cenas são típicas de uma história de amor, e em todas as cenas há um tom de que algo ruim está para acontecer. Digo mais, para um romance da década de 1970, Love Story, 1970, lançou uma fala que virou jargão na época: “Amar significa nunca pedir desculpas”. Segundo Luísa de Fátima, 46 anos, essa frase era mania nacional. Ela diz que vários adesivos e cadernos escolares tinham essa frase estampada na capa. O filme também mostra traços da contra cultura, movimento de liberdade e expressão da época. A revolta de Oliver Barrett IV contra seu pai Oliver Barrett III, foi enfatizada no filme. Barrett era de uma família multimilionária, e por isso, deveria se casar com alguém do mesmo nível, segundo a tradição. No filme então, duas visões se confrontam: o tradicionalismo – carregado de preconceito e regras - contra a liberdade – para o amor e direito de escolha.
As técnicas utilizadas no filme Love Story,1970, foram a meu parecer avançadas. Vários recursos de filmagem, ângulos como o plongée e o contra plongée, a panorâmica e o travelling, foram usados nas cenas. O recurso de flashback foi o principal da história. Assim como no filme que ano depois, em 2001, utilizou as mesmas técnicas e roteiro, I Walk to Remember – Um Amor pra Recordar.
Na primeira cena a câmera abre com foco na faculdade de Harward, acompanhada de uma música triste. Em seguida mostra Oliver Barrett IV sentado lembrando-se da amada, e então começa toda a história. Outro ponto interessante do filme é a linguagem. Ambos os personagens usam gírias e palavrões. O vocabulário é coloquial com atitudes e expressões dos jovens da época.
Os efeitos das revoluções que aconteciam no âmbito sócio-político da época também foram bem aparentes nas cenas. O movimento Hippie que pregava uma nova idéia de crença, voltada pro antropocentrismo, foi relatado na cena em que Oliver e Jenny falam para o padrasto de Jenny, Phil, que eles não se casariam em uma igreja católica porque não acreditavam em Deus.
As cenas também passaram adequadamente a personalidade de cada personagem. Oliver era um “filhinho de papai” como a própria Jenny falava. Mas também era muito agressivo, pois não tivera amor de seu pai. Jenny por sua vez, era uma musicista inteligente e reservada. Fechada e de condição bem inferior a de Oliver, ela era considerada pelos rapazes uma garota “osso duro de roer”.

Vamos parar por aqui... ainda tem mais cinco laudas! Mais pra frente coloco sobre a decupagem, ok?