Suas vantagens e desvantagens diante de outras mídias.
A imprensa teve que verificar as suas possibilidades, diante da tv e do rádio, pesando as vantagens e desvantagens, para poder aperfeiçoar e ampliar o que lhes fosse favorável, para conseguir vencer a concorrência e sair vitoriosa quando muitos previam que os jornais iriam falir e morrer, com o desenvolvimento do noticiário falado e com imagens movimentadas no vídeo.
Sobre a imprensa a tv apresenta vantagens inigualáveis, é contemporânea de fato; ao invés de simplesmente dizer que tal fato ocorreu de tal maneira, pode mostrá-lo em toda a sua integridade; ela não se limita, por ex, a documentar um acidente na corrida de Le mans e a ilustrar a informação com fotografias; projeta o filme que o registrou; atinge a mais sentidos que a mensagem escrita, mobilizando a audição e a visão do espectador.
É cômoda, não exige qualquer esforço do telespectador, nenhuma imaginação e fornece o retrato de corpo inteiro; exibe a imagem e utiliza-se ainda de texto e som. Atigindo camadas mais vastas da população, a tv chega até aos analfabetos, público sem acesso a livros e jornais, junto dos quais forma opinião. De outra forma surge o jornal símbolo da comunicação escrita. Incapaz de oferecer a notícia de última hora, a notícia em flagrante, que é a grande arma da tv, tende a abandonar o noticiário informativo, limitando-se ao comentário do fato. A notícia chega ao leitor pelo menos 12 horas após ter sido recebida pelo telespectador.
O jornal precisa ser adquirido diariamente.a tv porém é superficial por natureza. O custo de sua transmissão não permite o aprofundamento. Não desce à intimidade das questões, nem permite a recuperação da informação. Deverá ser captada, entendida e fixada em determinado horário e compreendida na ocasião em toda a sua profundidade. Não há o recurso de deixar pra ver mais tarde (o jornal pode ser lido quando e onde o leitor quiser), não há como voltar atrás (reler), rever determinado ponto, conferir determinada informação.
O jornal permite a consulta permanente e a recuperação da informação; a linguagem escrita está fixada (...) A tv mostra o fato com um poder de síntese extraordinário, mas sem capacidade de aprofundamento. Nos países de baixo nível cultural, a imprensa assume o papel de um meio de comunicação de elite, se comparado aos outros meios de comunicação social. Uma vantagem do jornal impresso é que podem aumentar para amplos limites o número de páginas, de acordo com a quantidade de matérias que devem apresentar.
A tv embora consiga reunir as notícias, não oferecerá nunca um bom trabalho. O noticiário que a tv oferece nas últimas horas de suas transmissões é e continuará sendo um estímulo, que excitará o apetite jornalístico do telespectador, que irá procurar os jornais do dia seguinte, para saciar o seu desejo de informar-se. Os meios de comunicação de massa se destinam a informar, a influir (ou persuadir) e a divertir. O fato é levado ao conhecimento do receptor, mostrando-o em seus diversos aspectos ou enfoques e há ainda a preocupação de motivar o leitor (ou ouvinte) a seguir uma recomendação, a comprar um produto ou a ceitar um movimento, campanha ou doutrina. Existe, por fim, o escopo de divertir, através de textos leves e amenos. Assim o jornalismo poderia ser dividido em 4 categorias: informativo, interpretativo, opinativo e diversional.
Resumo do capítulo jornalismo impresso - Técnicas de codificação em jornalismo, Mário L. Erbolato.
A imprensa teve que verificar as suas possibilidades, diante da tv e do rádio, pesando as vantagens e desvantagens, para poder aperfeiçoar e ampliar o que lhes fosse favorável, para conseguir vencer a concorrência e sair vitoriosa quando muitos previam que os jornais iriam falir e morrer, com o desenvolvimento do noticiário falado e com imagens movimentadas no vídeo.
Sobre a imprensa a tv apresenta vantagens inigualáveis, é contemporânea de fato; ao invés de simplesmente dizer que tal fato ocorreu de tal maneira, pode mostrá-lo em toda a sua integridade; ela não se limita, por ex, a documentar um acidente na corrida de Le mans e a ilustrar a informação com fotografias; projeta o filme que o registrou; atinge a mais sentidos que a mensagem escrita, mobilizando a audição e a visão do espectador.
É cômoda, não exige qualquer esforço do telespectador, nenhuma imaginação e fornece o retrato de corpo inteiro; exibe a imagem e utiliza-se ainda de texto e som. Atigindo camadas mais vastas da população, a tv chega até aos analfabetos, público sem acesso a livros e jornais, junto dos quais forma opinião. De outra forma surge o jornal símbolo da comunicação escrita. Incapaz de oferecer a notícia de última hora, a notícia em flagrante, que é a grande arma da tv, tende a abandonar o noticiário informativo, limitando-se ao comentário do fato. A notícia chega ao leitor pelo menos 12 horas após ter sido recebida pelo telespectador.
O jornal precisa ser adquirido diariamente.a tv porém é superficial por natureza. O custo de sua transmissão não permite o aprofundamento. Não desce à intimidade das questões, nem permite a recuperação da informação. Deverá ser captada, entendida e fixada em determinado horário e compreendida na ocasião em toda a sua profundidade. Não há o recurso de deixar pra ver mais tarde (o jornal pode ser lido quando e onde o leitor quiser), não há como voltar atrás (reler), rever determinado ponto, conferir determinada informação.
O jornal permite a consulta permanente e a recuperação da informação; a linguagem escrita está fixada (...) A tv mostra o fato com um poder de síntese extraordinário, mas sem capacidade de aprofundamento. Nos países de baixo nível cultural, a imprensa assume o papel de um meio de comunicação de elite, se comparado aos outros meios de comunicação social. Uma vantagem do jornal impresso é que podem aumentar para amplos limites o número de páginas, de acordo com a quantidade de matérias que devem apresentar.
A tv embora consiga reunir as notícias, não oferecerá nunca um bom trabalho. O noticiário que a tv oferece nas últimas horas de suas transmissões é e continuará sendo um estímulo, que excitará o apetite jornalístico do telespectador, que irá procurar os jornais do dia seguinte, para saciar o seu desejo de informar-se. Os meios de comunicação de massa se destinam a informar, a influir (ou persuadir) e a divertir. O fato é levado ao conhecimento do receptor, mostrando-o em seus diversos aspectos ou enfoques e há ainda a preocupação de motivar o leitor (ou ouvinte) a seguir uma recomendação, a comprar um produto ou a ceitar um movimento, campanha ou doutrina. Existe, por fim, o escopo de divertir, através de textos leves e amenos. Assim o jornalismo poderia ser dividido em 4 categorias: informativo, interpretativo, opinativo e diversional.
Resumo do capítulo jornalismo impresso - Técnicas de codificação em jornalismo, Mário L. Erbolato.