Um pouco de Jornalismo Cidadão

"A imprensa tem por função dar visibilidade à 'coisa pública' e a visibilidade é condição da democracia", trecho do artigo, Jornalismo Cidadão, Alzira Alves.

O Jornalismo Cidadão surgiu nos EUA, década de 80, sob contexto de mudanças político-sociais mundialmente vividas. Além de ser também uma estratégia dos jornais impressos contra a perda de público para as TVs e uma maneira de barrar a influência de políticos no espaço da mídia. Em sua ideologia está a liberdade do público leitor de mandar suas opiniões e confrontar leis, ideias e medidas políticas, sociais e econômicas no país.

Tal confronto aumenta o poder de persuasão dos jornais e diminui o poder de influência dos políticos que são obrigados a atentar para medidas e reformas de melhorias na sociedade, uma vez que, o leitor do jornal "Fulano" enviou uma denúncia de descaso público. Então, essa notícia foi ao ar, ou foi públicado nas primeiras páginas do diário, e as milhares de cópias vendidas com a denúncia foram para a casa de milhares de eleitores daquele político responsável pelo descaso.

Ao se comprometer com a população, a imprensa no Brasil, aderiu ao novo ideal de fazer jornalístico, isso porque, de volta ao regime democrático, o país se libertava de uma repressão que atingiu todos os setores inclusive a imprensa. Logo, era de interesse dos jornais a nova linha editorial, com ênfase em mostrar a fidelidade e o comprometimento com a verdade, para que nunca mais ocorra um golpe como o vivido na década de 60 pelos brasileiros.

Mas não era só por causa do golpe que esse novo jornalismo cresceu e ganhou espaço na sociedade brasileira. Já era uma tendência social os Direitos Humanos e valorização do cidadão. A mídia, então, percebeu que uma boa forma de ter respeito e credibilidade seria mostrar o seu respeito ao cidadão e seu comprometimento com o público brasileiro. Por isso, a Tv e o Rádio aderiram programas de denúncias e investigação, além de quadros como do telefone, e-mail e carta do telespectador reivindicando e expondo sua opinião. Afinal, o público é o responsável pelo sucesso e visibilidade de um programa e/ou emissora e isso o Jornalismo Cidadão viu no momento certo.



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