Qual é o seu Deadline??






Corre meu querido, porque prazo é prazo.
Na redação chamamos de Deadline. Começou nos EUA na década de 80, quando o jornalismo tornou-se Cidadão. O termo usado é Public-Journalism, no qual o jornalista e o jornal se comprometem em orientar o seu público. Seja em questões da visinhança - tudo o que se passa na região do leitor, como em questões de saúde e beleza.

Ao chegar no Brasil, o Jornalismo-Cidadão de cara enfrentou várias mudanças que ocorriam principalmente na política. O fim da Ditadura Militar e o movimento das Diretas Já, serviram de palco para o novo perfil entrar em cena.

Foi então que as redações mudaram. Passaram a adotar um maior número de informações em menor tempo. Reformulou o design das páginas e acrescentou temas e cadernos para as edições.
A tv passou a fidelizar suas coberturas, com mais jornalistas e câmeras para cobrir os casos nas ruas e aumentou a apuração de denúncias e escândalos políticos e sociais.
Sobre o jornalismo investigativo conto em um próximo texto, ok?

Hoje, as matérias continuam sendo cidadãs. As pautas e seus respectivos textos são para se familiarizar com o leitor. O brasileiro é o público dos jornais que se encontram no Brasil, por isso, temas como política, sociedade e futebol são bem particulares e peculiares do nosso país.
Sendo assim, temos uma popularização dos meios de comunicação para que o maior número de brasileiros seja alcançado pela mídia.

A Convergência Midiática é outra peça chave para essa popularização, nela uma mídia divulga a outra. É muito comum, hoje, você assistir um programa na Globo e sempre ver no final da programação o apresentador dizer: "Acesse nosso site", ou "Mais detalhes desse acontecimento você confere na nossa página na internet" e por aí vai.
Mais pra frente também explico o motivo dessa Convergência, ok?

Esse crescimento possibilitou uma coisa: A GRANDE COMPETIÇÃO ENTRE EMISSORAS E EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO. Como consequência, um Deadline curtíssimo, para que haja sempre um furo, ou mesmo uma vantagem de novidades em notícias e imagens que garantem o melhor Ibope e reconhecimento por parte do público.

No meu estágio, sempre quando realizo entrevistas por e-mail, as assessorias perguntam: "Qual é o seu Deadline?". O prazo costuma ser de uma semana no máximo. Isso porque as pautas e o trabalho realizado permitem. Mas, em emissoras de tv e rádio e impressos maiores, a história já é outra. Porque o próprio público é exigente.



Créditos da foto: publicação