Pauteira

Eu não quero ser. Pelo menos não por enquanto. DEVE-SE AO MOMENTO.
Estou passando pela difícil experiência de produzir pautas. Estou aprendendo, isso é sem dúvida, mas, posso dizer que é complicado.

Mas é por isso que na TV as reuniões de pautas envolve três, quatro ou mais pessoas.
Em determinados veículos encontramos o pauteiro, jornalista que trabalha especificamente na criação de temas para matérias. Mas, até mesmo ele tem que apresentar suas idéias na reunião para ser decido o que vai entrar e o que vai sair.

É por isso que o ditado reza "duas cabeças pensa melhor do que uma". Produção de pauta para veículos grandes, como as emissoras de TV, é fichinha. Eles mal têm problema com tema para apuração. Chove cartas, denúncias, sugestões e profissionais ligados ao assunto. Mas para veículos menores, com pouca visibilidade e recursos eu digo que a história é outra.

Aí que entra a importância de estabelecer contato e ampliar os conhecimentos e as relações em diversas áreas da sociedade. É assim que aumenta-se o poder de divulgação, a possibilidade de conseguir um furo e a capacidade de produzir com criatividade e tranquilidade inúmeras pautas.

Bem, estou nesse exato momento tentando passar de sete para oito pautas elaboradas, enquanto isso, milhoes de temas estão sendo abordados, criados e divulgados pelas inúmeras empresas de comunicação diztribuídas em impressos, canais audio-visuais, torpedos, etc, etc.