Leitura e café, o romance cultural


É comum entrarmos em livrarias para tomar um café. A moda é informação, mas quem despreza um lanchinho durante ou após uma boa leitura? Afinal, "ler dá fome", pelo menos dizem alguns [menos ou muito] estudiosos.


Voltando para o lado empresarial, essa combinação "deu certo" segundo o gerente da Status Café Cultura e Arte, Ivan Carlos, para uma matéria que fiz publicada na Revista Gourmet Virtual. A livraria tornou-se há três anos cafeteria e, também, um espaço para apresentações de bandas. Em São Paulo, a maioria das livrarias casaram os ambientes.


O público é muito variado, encontramos jovens e adolescentes que utilizam o espaço para estudar e bater um papo com os amigos. Outros gostam do cardápio oferecido pela cafeteria. É o caso do estudante Marco Loureiro de 17 anos. Marco estuda no colégio Santo Antônio e desde o começo do ano frequenta a Status na parte da tarde para estudar e relaxar com os amigos.


Segundo ele, "estudar e ler consome", por isso, ele sempre come um pão de queijo e um café expresso. O que não agrada o estudante, e à ninguém, é o preço. Marco faz um apelo à administração da Status que diminuem os preços do cardápio e tornem mais acessível ao povo.


Mas a livraria é um sucesso, até no domingo ela abre e oferece um café da manhã das 8 hs às 13hs. Segundo o gerente Ivan Carlos a programação reúne pessoas de vários países que em visita a Bh procuram um lugar para comer e muitas vezes não encontram aberto em pleno domingo e acabam parando lá. Todo mundo recomenda a Status, " já tivemos festas de noivado, casamento, apresentações de várias bandas e reuniões de executivos importantíssimos", conta Ivan.


Quer um incentivo à leitura melhor que este?

Conheça a Status, acesse http://www.livrariastatus.com.br/

Crédito da foto: Stephanie Zanandrais