Há mais de um mês fiz contato com o chef Carlos Alberto.
Foi para pegar informações sobre uma pauta que estava desenvolvendo na revista sobre A democratização do pão.
Não acreditava que seria tão rápido, mas, a educação e gentileza deste chef me permitiu isso. Bom no uso das palavras e sincero no esclarecimento do assunto, Carlos Alberto é uma fonte que me mostra o porquê de estar em jornalismo.
Conheça um pouco deste ilustríssimo chefe Carlos Alberto.
Desde sempre apreciador de comidas. Antes dos conhecimentos pelo simples prazer de comer. Isso foi aumentando os depósitos indesejáveis. Aliado à vida sedentária do trabalho de um administrador formado e praticante, nem mesmos os constantes deslocamentos entre cidades para exercer suas funções foram suficientes para impedir complicações na saúde...
O tempo passou e a hora da aposentadoria vinha chegando, cada vez mais próxima. Era a hora de pensar o que fazer: e porque não alguma coisa voltada à comida? Então foi hora de buscar o conhecimento técnico necessário: SENAC e SENAI foram os lugares onde tive meus primeiros conhecimentos. Depois vieram os estágios e as aulas com chefes de primeira linha. Isto me levou naturalmente aos livros e à internet, passando pela tv para buscar as respostas para as dúvidas que acumulavam em minha cabeça.
Mas, encontrei na prática destas técnicas muitas das respostas que procurava. Percebia que não bastava copiar receitas e executá-las, pois, muitas das vezes, elas não permitem os resultados mostrados nas fotos. Foram anos de buscas e práticas usando apenas os equipamentos caseiros. Hoje posso deixar de comprar os pães que consumo. Desenvolvi algumas combinações interessantes de ingredientes. Mexi em formas, em texturas, em tempos de fermentação e em produzir meu próprio fermento. É um resultado artesanal. É um produto final limitado aso recursos disponíveis mas, no dizer de todos os que já tiveram a oportunidade de saboreá-los, muito bons.
Agora, quem sabe, um pequeno espaço onde possa colocar equipamentos para aperfeiçoá-los e, se possível, ter um forno à lenha para os resultados que os fornos industrializados não nos permitem alcançar.
Um forte abraço,
Carlos Alberto de Lima [21] 8699 0798 - Rio de Janeiro - Brasil site: http://www.cdelima.com.br blogs http://bacalhaucombatata.blogspot.com- twitter: http://twitter.com/bacalhau_batata
créditos da foto: Carlos Alberto