DESABAFO

Quarta- feira eu e mais duas meninas do meu grupo fizemos uma visita à RedeTvMinas!. O objetivo do trabalho foi mostrar como trabalhavam os jornalistas, editores e como é produzido o Jornal Notícia de Minas.
No 10º andar de um prédio na Afonso Pena, a RedeTv!Minas está muito bem instalada, apesar da pequena equipe que a compõe, a tecnologia e a organização do trabalho cooperam para uma estrutura que nos pareceu ser ótima.
O que não nos animou nem um pouco, foi saber que além de não abrirem oportunidades de estágio, a maioria dos profissionais da Tv não estão felizes com o trabalho. A editora por exemplo, nos disse que ainda havia tempo de abandonarmos o curso de Jornalismo para melhorarmos de vida. A produtora disse que trabalha em dois lugares para ter um salário melhor e a realidade dos outros profissionais também passou esse desânimo.
Mas a única que nos encorajou a não desistir e a confiar foi a jornalista e apresentadora Estefânia Farias. Mas, sei bem porquê ela me encorajou, a fé que ela tem em Deus e o sonho de conquistar o seu espaço fazem com que ela se destaque no ambiente de trabalho.
O que vejo é que o jornalismo precisa de mais pessoas que encorajam os estudantes a confiarem e a lutarem pelos seus sonhos. Afinal de contas, sabemos que o jornalismo é esse mix de fantasia, realidade e entretenimento. Sabemos também, que nossa subjetividade interfere nos fatos e nossa pessoa é alvo de críticas e atenção pelos receptores da notícia.
Ainda bem que temos alguém como a Estefânia que será bem sucedida por onde passar e fará a diferença e é por isso que passo a me inspirar nela.
Está na hora de levantarem jornalistas que inspirem mais a classe.