Profissionalismo em todas as mídias


É pessoal, para quem pensa que é só entrar na faculdade que você entra no mercado de trabalho e na área que você quer, vai um conselho. Calma! não é bem assim. Meu objetivo é entrar na TV e ser repórter. Tanto faz de esporte ou de notícias em geral. Mas uma coisa eu tinha na cabeça e hoje já não tenho mais.

Me lembro bem quando estava no terceiro ano do ensino médio e, certo dia, numa gincana do colégio a prova era ir fantasiada da profissão que eu queria exercer.
Com o instinto jornalístico pulando dentro do peito, logo peguei a câmera antiga do meu pai e um microfone velho que vinha acoplado nela. Daí pensei: "Oba, quando eu formar vou entrar na TV".

Todo mundo amou a performance, muitos ainda me empolgaram ao falar que eu tinha "cara" de jornalista. E alguns mais chegados: "Daqui a pouco veremos ela na Globo apresentando o Jornal Nacional". Amém! Assim quero eu ficar. Mas descobri ao longo desses um ano e meio de faculdade, que podemos começar de "baixo" que ainda assim estamos lá.

Estou na mídia internet, e ao contrário do que eu pensava, estou gostando. Não que a mídia seja insignificante para mim, não mesmo, até porquê é a que mais cresce nesses tempos de convergência midiática (atenção para esse conceito). Só não era onde pensei que estaria.

O interessante é que aqui, no meu estágio, estou descobrindo cada tarde quando sento na cadeira e me deparo com meus instrumentos de trabalho, o quanto nasci para uma coisa: INFORMAR. E não importa a partir de qual mídia estarei fazendo isso, farei com a mesma responsabilidade e amor.

Aliás, amo a idéia de experimentar as outras, por que não migrar para um impresso? Meu próximo estágio quero fazer numa rádio e satisfazer meu objetivos profissionais bem como os pessoais.

É pessoal, para uma menina que sonhava [ e ainda sonha] embarcar nas telinhas da Rede Globo, desenvolver suas técnicas, aprendidas na sala de aula, em uma mídia diferente de suas afeições faz parte da realidade do mercado de trabalho. Para completar, estou fazendo matérias de gastronomia, turismo e TI areas totalmente diferenciadas. Estou amando!

E para os futuros universitários vai uma palavra, agarrem todas as oportunidades de estágios que aparecerem pois, é um tempo de aperfeiçoar as técnicas e absorver outras que somente a experiência empírica pode proporcionar.

Esse texto também tem o objetivo de lembrar o porquê da importância de um diploma!
Obrigada!

Stephanie Zanandrais
Crédito foto: Stephanie Zanandrais